A Câmara Municipal de Feira de Santana deve passar por mais uma alteração em sua composição nas próximas semanas. De acordo com informações do site A Veracidade, do jornalista Fábio Negriny, o vereador Josivaldo Santana (União Brasil) está prestes a deixar o Legislativo para assumir a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), atualmente comandada por Rodolfo Suzart.
Com a mudança, abre-se uma vaga na bancada governista. E a matemática da sucessão já aponta quem deverá ocupar o posto.
O primeiro nome da fila é o de Justiniano França, segundo suplente do União Brasil. No entanto, ele já integra a administração municipal como secretário de Serviços Públicos (Sesp). Dessa forma, a vaga deverá ser assumida pelo terceiro suplente da legenda, Carlito do Peixe, figura bastante conhecida da política feirense.
A expectativa é que as mudanças sejam oficializadas logo após o recesso legislativo. A Câmara entra em recesso no dia 1º de julho, com retorno das atividades parlamentares previsto para o início de agosto. O período deve servir para a conclusão dos trâmites administrativos e políticos necessários para a posse dos novos ocupantes dos cargos.
Caso a movimentação se confirme, Carlito do Peixe retornará ao plenário após ficar fora da composição eleita em 2024. Mas engana-se quem pensa que ele chega como novato. Com sete mandatos de vereador e duas passagens pela presidência da Câmara Municipal, Carlito possui uma das trajetórias mais longevas e experientes da política feirense.
Mesmo sem conquistar uma vaga nas últimas eleições, permaneceu próximo ao Legislativo ao ser nomeado ouvidor da Câmara Municipal, função que ocupa atualmente. Seu retorno ao plenário representa a volta de uma liderança com décadas de atuação política e profundo conhecimento dos bastidores da Casa.
A possível saída de Josivaldo Santana para o primeiro escalão do governo José Ronaldo reforça a estratégia de fortalecer a gestão municipal com quadros que possuem experiência legislativa e trânsito político.
Esta será a segunda mudança na composição da Câmara Municipal em menos de um mês. Recentemente, o vereador Ismael Bastos (PL) se licenciou do mandato para coordenar a pré-campanha a deputado estadual do ex-deputado Tom. Com o afastamento, a vaga foi ocupada pelo suplente Fabiano da Van, também filiado ao PL.
(Informações: Fábio Negriny / AVeracidade.com.br)