Notícia

Atualizado em: 05-11-2025 13:47

FASAI consolida Iraquara como capital cultural da Chapada Diamantina

FASAI consolida Iraquara como capital cultural da Chapada Diamantina
FASAI consolida Iraquara como capital cultural da Chapada Diamantina FASAI consolida Iraquara como capital cultural da Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina mostra mais uma vez a sua riqueza cultural. Nesta quarta-feira (05), tem início a 5ª edição do Festival Americano Socioambiental de Cinema e Vídeo de Iraquara (FASAI), trazendo uma programação diversificada para a Mostra Competitiva. A abertura acontece às 18h30, no Teatro do Colégio Estadual de Tempo Integral de Iraquara e a programação se estende até o dia 09 de novembro.

O Festival é a concretização de um sonho acalentado pelo prefeito de Iraquara, Nino Coutinho, idealizador do evento e que cumpre seu quarto mandato com uma visão clara: potencializar a cultura como ferramenta para impulsionar o turismo e a economia local. A realização do FASAI conta com a expertise da Etnia Produções, produtora com atuação nacional, uma parceria que o gestor define como um sucesso.

Para Nino Coutinho, um apaixonado por cinema, o Festival nasceu da necessidade de criar novas alternativas para fomentar o turismo em Iraquara. A cidade, já abençoada com riquezas naturais, precisava de um novo ângulo de divulgação.

"Iraquara tem uma gama de atrativos fantásticos, como a Pratinha, a Gruta Lapa Doce, a Caverna Torrinha... Quando assumimos, queríamos mostrar isso para o mundo. Envolver a população culturalmente, fazer algo diferente, essa ideia passou pela minha cabeça de imediato", conta o prefeito.

A inspiração veio do consagrado Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), na cidade de Goiás. Ao ser apresentado a Wilmar Ferraz, diretor da Etnia Produções e realizador do FICA, a ideia tomou corpo: "Tivemos uma empatia muito bacana e começamos a discutir um nome para o festival, com o pensamento de que o Festival das Américas pudesse atingir todo o continente. De lá para cá, já realizamos 5 edições, uma parceria que deu certo", explica Coutinho.

O FASAI se firmou como um marco na região, sendo pioneiro na Chapada Diamantina ao casar cinema, cultura e apelo socioambiental. O Festival não atrai apenas o turista de aventura, das cavernas e trilhas, mas também um público mais diferenciado, conceituado e exigente, voltado para o turismo cultural e em busca de películas de qualidade. O impacto vai além da exibição de filmes. As oficinas de produção de vídeos, cultural, fotografia e audiovisual oferecidas gratuitamente se tornaram um legado fundamental, envolvendo a comunidade local. 

Economia

Este fomento cultural e turístico tem reflexos diretos na economia. O Festival, somado a outras iniciativas como a produção de biodiesel no município, através da empresa Oleoplan, a agricultura familiar, turismo e o comércio pujante, tem colocado Iraquara em destaque. Segundo o gestor, o município é hoje a segunda cidade com maior PIB da Chapada Diamantina, atrás apenas de Mucugê.
O desejo do gestor é que o Festival se expanda e se torne um evento permanente no calendário da cidade, sobrevivendo a futuras gestões. "O meu propósito é deixar um legado de cultura e do cinema na Chapada Diamantina, para que possamos relembrar de como foi o início, e todos possam usufruir disso", revela.

O Projeto Parque da Mega Fauna

Além do sucesso do FASAI, o prefeito Nino Coutinho projeta um atrativo turístico de proporções gigantescas que promete redefinir o turismo cultural e científico na Bahia: o Parque da Mega Fauna. O município de Iraquara é um tesouro paleontológico, com cerca de 200 cavernas catalogadas que abrigam um acervo riquíssimo de fósseis de animais pré-históricos.

"A nossa meta é transformar essa megafauna que está aqui embaixo em um museu, para que possa ser visitado pelo turista, com réplicas, com história, com o Museu de História Natural de Paleontologia, de Arqueologia, Espeleologia, para que as pessoas venham visitar”, detalha Coutinho.

O projeto inovador prevê uma infraestrutura completa, com lago artificial, restaurantes e 13 caminhos temáticos, cada um representando e destacando as características particulares dos municípios da Chapada. Nino cita como exemplo, o caminho de Piatã, que por ser a cidade mais alta, contemplará um mirante para observação do território.

O projeto contempla ainda um anfiteatro para 2.000 pessoas ao ar livre e 500 em área coberta, receptivo turístico e cafés. O prefeito de Iraquara garante que o projeto está pronto, e diz que a meta é deixar o Parque da Mega Fauna concluído antes do fim de sua gestão.

Comentários (0)

Leia mais

Publicidades